terça-feira, 7 de setembro de 2010

SALVAÇÃO / PERDÃO / ISRAEL ETERNO

Por incrivel que pareça as duas palavras salvação e perdão, são irmãs em todos os seus sentidos. É muito comum no contato com pessoas evangélicas, escutarmos esta expressão "estou salvo". Será que ele ficou doido? Vamos ver que não! Por outro lado, há quem diga: "Mudei, não tenho dúvida alguma.Não sou mais a mesma pessoa e serei totalmente diferente daqui em diante, mas tem uma coisa lá no meu passado que ainda me traz profunda tristeza, não sei o que faço com ela!".
Uma outra questão é que significado real tem em ser judeu, ser filho de Israel, ser do povo de Abraão?
Em sua origem grega, salvação, da palavra soteria, significa cura, redenção, remédio, resgate. Pela raiz latina, vem de salus, cujo sentido é melhorar a saúde. Vamos imaginar que agora, neste momento, eu tome tanta consciência de mim, do outro, do universo, da idéia do Eterno, que não há mais como me comparar há alguns minutos atrás quando estava tomando meu café da manhã. A partir de agora, sei que tenho o mesmo rosto, com os traços que chegam da idade, meu corpo é o mesmo, minha forma de andar, de amar a vida, de gostar de caminhar em jardins, de subir em montanhas, etc. Mas... não posso dizer que sou o mesmo! Mudei! Louvada seja esta mudança! O meu olhar não vai mais olhar para mim, como antes. Vou perceber que estas rugas possuem o DNA da minha experiência de vida e que elas são chamas vivas, inclusive como propulsoras de minha transformação.
Com certeza estava no mundo de Malkhuth, mas a minha alma, ou neshamah, em hebraico, ascendeu por graus superiores. Então, não há dúvida que ainda sou um homem, mas não há como escapar, de que sou um homem diferenciado dos outros, pois adquiri um estado de consciência mais elevado. Então diríamos que passei a pertencer ao grupo dos eleitos. Na realidade este é o grande chamado a que todo ser humano deveria ouvir e obedecer. Como dizia Valdik Soriano, "eu não sou cachorro não". Falando sério, sou um ser humano, não sou um cão, nem lobo, gato, etc. sou aquele que pode ouvir uma voz que vem do alto e me elevar em busca de sua palavra, sua verdade e sua revelação.
Daí que vem o mito da Arca de Noé, da saída dos judeus do Egito ou da busca à ovelhas perdidas de Israel. Em outras palavras estou salvo. Pulei para dentro da barca segura, fugi do faraó e fui resgatado pelo meu pastor.
Interessante que a palavra Moisés tem sentido como salvo das águas. A barca também te salva das águas e os primeiros cristãos salvavam-se pelo batismo nas águas. Então estou salvo, quando sou curado, redimido e resgatado. Fui lavado em todas as minhas impureza.
Perdão vem do latim, dar plenamente (per + donare), isto é, doação total. Também pode ser instantâneo. Ao perdoarmos nossos inimigos, no mesmo momento, atingimos um outro estado, diferente do anterior. Já não somos mais um agressor, somos um resgatador. Olhe, resgate, faz parte da obra do Eterno. Se entrei numa atitude de salvador, estou na mesma condição do Divino, cuja ação maior é doar sua luz infinita para que encontremos o caminho de retorno à nossa verdadeira condição humana de que somos filhos de Rashem, o Eterno, Aquele que não tem nome. Ao perdoar aos meus inimigos, sou salvo, sou curado e também curo ao meu inimigo. Participo plenamente do seu resgate. Meu coração está livre, não ficará meis preso a um sentimento vulgar e posso abri-lo de tal forma que seja tocado pela luz maior, que vem de Kether, a Coroa, recebendo luz do mundo de Ein Sof, do qual nada sei e nada poderei saber, mas tenho plena consciência que é do Reino Superior.
Mas o passado, aquela dorzinha que vem de uma atitude minha do passado? Como vou fazer com ela, pois não está mais em minhas mãos, já passou! Olhe, escute atentamente o que vou lhe dizer. Talvez seja uma das coisas mais importantes que já ouviu em sua vida. Você pode sim mudar o passado!!! Sabe como? Ao mudar o seu presente e seu futuro, você muda também o passado!!! Não entendeu ainda? Pelo simples pensamento de que a pessoa que você é agora, não é mais aquela do passado! Aquela pessoa morreu, dela só restam cinzas e lembranças. É salutar que fiquem as recordações, para que você perceba que não é o mesmo!!! Elas funcionam como um parâmetro para demonstrar que houve um homem que nasceu de novo.
Você é judeu, é filho de Israel? Não? pois vos convido a ser agora! Nosso pai Abraão também não era judeu, era persa! Ele era de UR na Caldéia. Depois foi para a Babilônia, hoje Iraque. Abraão fazia ídolos para vender. Um dia, passando perto de uma casa, viu um homem orando a um ídolo para que sua filha sarasse. Nosso pai Abraão ficou preocupadíssimo. Aquele ídolo havia sido feito por ele, com barro mesopotâmico e não tinha poder de curar a nadie! De tanto pensar, sua consciência deu um estalo, explodiu e uma voz falou dentro dela " Eu sou , Eu sou, só Eu sou... IHEVHE!".
Naquele momento, nosso pai Abraão deixou de ser caldeu e passou a ser judeu, palavra que na origem sânscrita, significa "aquele que se separou para seguir ao Eterno". Pois bem, qualquer um de nós, que se separar para seguir a esta voz que vem de Rashem, o Eterno, deixa naquele momento de ser o que é, e passa a ser filho de Israel, do povo separado, da cidade da consciência maior acerca da vida, de si mesmo, do outro e de Deus. Muda todo o seu ser. A questão racial é outra. Hoje se diz etnia, mas dá no mesmo. Por exemplo, em Portugal no tempo da Inquisição, vinte por cento da população era de filhos de Israel, quarenta por cento era de descendentes árabes (Filhos de Ismael, a região da Península Ibérica, ou Portugal e Espanha, foi invadida pelos árabes em 711, por isto o estreito de Gibraltar, tem este nome, em homenagem ao Califa Gibral Al Tarik, todo o Algarves e Andaluzia era árabe), ambos filhos de Abraão, seja da linhagem de Isaque ou de Ismael, ou seja através da esposa Sarai ou da serva egípcia Agar. Isto é uma questão cultural somente, que afeta nos modos de ser de muitas gerações. Havia um ditado em Portugal, assim: "de judeu ou mouro, todos nós temos um pouco!". Mas como filhos da judiaria ou da mouraria, não nos conduz a sermos filhos de Israel. Para sermos filhos do Israel Eterno, teremos que voltarmos ao nosso Deus de nosso coração, aquele que tocou na consciência de nosso pai Abraão, que ele largou tudo e seguiu, para recomeçar sua vida com sua gente em outro lugar, em busca da cidade separada para ele. Israel ou Jerusalém é um estado maior de consciência. Não são pedaços geográficos e sim estados mais elevados da consciência.Esta é a Pátria que você deve levar em seu coração, que fará de sua Pátria onde nasceu, um lugar de paz e de bênçãos. À nossa união com o Eterno, pois esta será a nossa moeda de salvação e nosso caminho pelo perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário